segunda-feira, 6 de julho de 2009

Distribuição da População por atividades Econômicas no Brasil



Podemos classificar as atividades econômicas em três setores

Setor primário, que abrange a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e mineral, a caça e a pesca.



















Setor secundário
, que compreende a indústria, a construção civil ( construção de prédios, pontes etc.)
















Setor terciário
,que abrange o ensino (educação), os bancos, os transportes, o comércio, os serviços públicos, além dos serviços prestados pelos profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas, etc.)















Uma parcela significativa da população Economicamente ativa Brasileira (20,6%) trabalha em atividades agrícolas, o que eu retrata o atraso de parte da agricultura brasileira. Embora esse número venha diminuído graças à modernização e à mecanização agrícola em algumas regiões, na maior parte do país a agricultura é praticada de forma tradicional e ocupa muita mão-de-obra. O setor industrial brasileiro absorve 13,5% da PEA, o que poderia indicar que o país possui um grande parque industrial, compatível ao de países desenvolvidos. Esse dado, isoladamente, não reflete a produtividade do trabalhador e o grau de desenvolvimento tecnológico do parque industrial.
Já as atividades terciárias, num país subdesenvolvido, são o setor que apresenta mais problemas, por englos miores niveis de subempregos No Brasil, 57,7% da PEA exerce atividades terciárias, mas é visível que grande parte desses trabalhadores não está efetivamente prestando serviços aos demais habitantes. Na maioria as vezes, essas pessoas estão apenas em busca de sobrevivência, de complementação da renda familiar, ou tentando “driblar” o desemprego em atividades informais, como a de camelô, guardador de veículos nas ruas e avenidas ou vendedor ambulante, entre outras. Mesmo no setor formal de serviços ( como bancos, escolas, hospitais, repartições públicas e transportes), as condições de trabalho e nível de renda são muito contrastantes: há instituições modernas ao lado de outras bastante atrasadas, fato facilmente perceptível ao compararmos a qualidade do ensino de qualquer grau oferecido em escolas de alta e baixa qualidade, tanto públicas quanto privadas.


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